Bíblia no Computador

02 abril 2012

O que significa morrer para a lei, nas cartas de Paulo?




Porque eu, mediante a própria lei, MORRI para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Galatas 2:19-20.

O apóstolo Paulo, trava uma guerra teológica no livro de Gálatas contra aqueles que querem ser salvos por guardar a lei. Sabemos que a salvação está no sangue de Cristo e não em guardar a lei. Mas muitos cristãos atuais, pensam que Paulo está ensinando que a lei de Deus não valeria mais. Teria sido extinta. Esse racionício nos faria interpretar essa passagem da seguinte forma:

Cristo vive em mim e assim posso desobedecer a lei, pois ela foi extinta. E leva a perguntas: Se Cristo vive em você, devemos quebrar a lei como Cristo quebrava a lei? Cristo quebrava a lei e tinha relações homossexuais, era ladrão, assassino e fazia compras nos sábados?

Morrer para a lei significa OBEDECÊ-LA. Paulo confirma isso aqui:

(Romanos 3:31) – Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.


O pensamento de Paulo não mudou da carta aos Romanos, para a carta aos Gálatas. A discussão em Gálatas não é se a lei de Deus teria sido extinta pois isso seria um absurdo, já que o mesmo Paulo declarou que ladrões e afeminados não entram no Reino:

(I Corintios 6:9) - Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas.

Onde está escrito que essas pessoas não herdam o Reino, exceto se se arrependerem de seus pecados? É na Lei de Deus que está escrito!

A Discussão em Gálatas é que não seremos salvos por justificação própria, mas pelo sangue de Cristo. Mas os cobertos pelo sangue de Cristo adoram um crime? Lógico que não! (Romanos 3:31) - De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Senão os Salmos, (19:7) que dizem que a lei de Deus é PERFEITA, teriam mentido! E o próprio Cristo estaria desmentindo Paulo:

(Mateus 5:17) – Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar,mas cumprir.

E “Cumprir” não significa deletar, cancelar ou ab-rogar. Significa exatamente isso:

(Eclesiastes 12:13) – De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.


Compartilhar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TV Novo Tempo em Campo Grande

TV Novo Tempo em Campo Grande
Canal 41