Bíblia no Computador

02 abril 2012

Introdução da Carta aos Romanos – Pb. Elias Goulart


ANALISE HISTORICA-LITERARIA.

Introdução da Carta aos Romanos

Nesse trabalho que estamos fazendo sobre a carta de Paulo aos romanos aprendermos muito sobre quem foi este grande homem que manuseia de for ma esplêndida o Livro das Escrituras Gregas Cristãs, escrito pelo apóstolo Paulo aos cristãos em Roma.

A historia Cristã, as igrejas, as faculdades, principalmente nossa fatap, Jamais se questionou seriamente que Paulo tenha sido seu escritor, e a autenticidade deste livro, como parte do cânon sagrado, é quase universalmente reconhecida pelos peritos bíblicos, excetuando-se alguns que não conseguiram enquadrá-lo em suas próprias crenças doutrinais. Na realidade, a carta se harmoniza plenamente com o restante das Escrituras inspiradas. De fato, Paulo cita de modo profuso as Escrituras Hebraicas e faz numerosas referências a elas, de modo que se pode dizer que essa carta baseia-se mui solidamente nas Escrituras Hebraicas e nos ensinos de Cristo. Fica claro, pela leitura da carta, que ela foi escrita a uma congregação cristã composta tanto de judeus como de gentios

Autoria: A autoria de Paulo ao livro de Romanos é universalmente aceita, não existindo contestação relevante, seja do ponto de vista documental, seja da alta crítica.

Local: Provavelmente corinto.

Não somente ela vem declarada na sua costumeira saudação (cf. 1:1) como vem amparada por fatos históricos, tais como sua pretensão de ir a Roma (1:15, 15:24) em caminho para a Espanha, ou a referência à coleta feita em favor da igrejas empobrecidas de Jerusalém (15: 26-33), como ainda por referências próprias características, tais como a de ser apóstolo entre os gentios .

Data: Estima-se que este texto tenha sido escrito no inverno de 56-57d.C ., estando Paulo em Corinto, na casa de seu amigo Gaio, ao final de sua terceira viagem missionária aos territórios que margeiam o Mar Egeu.

Destinatários: Entendendo que concluíra seu trabalho evangelístico na região da Galácia, da Macedônia, da Acaia e da Ásia, com a fundação e estabelecimento de muitas igrejas; e entregues essas a seus pastores e líderes, Paulo planeja ampliar seu horizonte de evangelização. Queria campos novos para evangelizar para Cristo. Não querendo “edificar sobre fundamento alheio” (Rm 15:20), decidiu ir à Espanha, a mais antiga colônia romana do Ocidente. Mas a ida à Espanha também lhe daria a oportunidade de realizar um antigo sonho. Como cidadão romano, por direito de nascença (At. 22:28) ele ainda não conhecia Roma. Seria então unir o útil ao agradável, passar por Roma, em seu caminho para a Espanha.



Esta carta foi escrita por volta de 56 dC, de Corinto. Tércio evidentemente foi o secretário de Paulo, e escreveu o que Paulo ditou. (Ro 16:22) É possível que a portadora da carta tenha sido Febe, que morava em Cencréia, a cidade portuária de Corinto, cerca de 11 km dali. (Ro 16:1) Paulo ainda não havia estado em Roma, como fica evidente em suas observações no capítulo 1, versículos de 9 a 15. A evidência também indica que Pedro jamais esteve ali.

Propósito:

A varias possibilidades:

Estaria em primeiro lugar se insurgindo contra a justificação pelas obras, pois aos seus olhos os judaísmos eram tremendamente legalistas. Em segundo lugar o nascimento dessa igreja e o seu progressivo afastamento de Israel o povo da promessa colocou imediatamente o problema do estatuto religioso a esse pagão cristianizado outro problema o da situação de Israel em relação a estes grupos novos. Assim a igreja dos recém-vindos, estando ai com a desagregação que significou seu nascimento e organizou então as relações entre os diversos grupos religiosos distintos a partir de agora… Porém o propósito imediato da Epístola aos Romanos era Paulo apresentar-se à igreja em Roma, a fim de obter apoio entre os irmãos. Ele queria ir até eles não como um estranho, mas como alguém com quem pudesse se identificar no ministério dele aos gentios. Ele escreveu-lhes sobre o seu grande desejo de visitá-los, para se fortalecerem mutuamente na fé (1:11,12). Por outro lado, talvez ele tivesse em mente que Roma poderia servir de base para o seu ministério no Ocidente. É a situação missionária de Paulo que o motiva.

Tema e contribuições:

Pelo argumento e estrutura da carta, vê-se claramente que Paulo sabia dos problemas potenciais (se não reais) na igreja. Estes problemas foram encontrados em muitas das igrejas. Paulo sempre teve que lutar para manter um equilíbrio apropriado entre a liberdade cristã e o antinomianismo(Rom. 3:8; 6:1; 7:1-12; etc). Os judaizantes estavam presentes em toda parte (2:17; 3:1-31; 7:13; 9:1-11:36; etc), e o orgulho do cristão forte facilmente exibia uma falta de compreensão e cuidado pelo irmão fraco (14:1-15:7). Tudo isto está incluído nesta carta, possivelmente porque Paulo sabia que teria de confrontar-se com oposição desse tipo quando chegasse a Roma. Paulo queria que eles soubessem o que ele estivera pregando no Oriente e o que ele planejava levar para o Ocidente. Ele queria que eles reconhecessem que todas as suas conclusões éticas práticas eram baseadas no evangelho (12:1), do qual ele era apóstolo (1:1), e não se envergonhava de sua proclamação (1:16).
Paulo tem que ir a Jerusalém, antes de poder, possivelmente, chegar a Roma e ser enviado a caminho da Espanha.

Assim ele escreveu esta carta para preparar os cristãos de Roma para uma visita posterior, esclarecer sua posição em suas mentes e lançar o alicerce para uma discussão das áreas problemáticas, quando de sua chegada. Por esta razão, a Epístola aos Romanos é ocasional, ou seja, foi escrita para uma ocasião específica, dentro de uma situação histórica.

Pb.Elias Goulart da Silva.

Bacharel em teologia pela fatap.
Compartilhar


Share


Fonte: http://iaproparanavai.com.br/introducao-da-carta-aos-romanos-pb-elias-goulart/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TV Novo Tempo em Campo Grande

TV Novo Tempo em Campo Grande
Canal 41