Bíblia no Computador

12 janeiro 2012

Princípios da Lei de Deus


“E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” (Gênesis 1:3). Deus criou todas as coisas, apenas ordenando. Tudo veio à existência pelo comando de Sua voz. Mas, duas coisas Deus criou com as próprias mãos. Apenas duas.



A primeira foi o homem: Gênesis 2:7 – “Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se alma vivente.”

A segunda foi a Sua lei, os Dez Mandamentos. Êxodo 31:18 – “Quando o Senhor acabou de falar com Moisés no Monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”

Os Dez Mandamentos

Êxodo 20:1-17 – “Então falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

1º Mandamento: “Não terás outros deuses diante de Mim.”

2º Mandamento: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

3º Mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, pois o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.”

4º Mandamento: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Pois em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, mas ao sétimo dia descansou. Por isso abençoou o Senhor o dia de sábado, e o santificou.”

5º Mandamento: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

6º Mandamento: “Não matarás.”

7º Mandamento: “Não adulterarás.”

8º Mandamento: “Não furtarás.”

9º Mandamento: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

10º Mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

O que se escreve na pedra não se apaga mais. Foi daí que o Direito emprestou a expressão “cláusulas pétreas”, que representam as condições estabelecidas na Constituição do País que não podem ser mudadas. A palavra “pétrea” significa pedra, simbolizando o que não se pode apagar ou alterar, exatamente como os mandamentos escritos na pedra pelo dedo de Deus.

A perpetuidade da lei de Deus

Mateus 5:17-18 – “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-los, mas para cumpri-los. Em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”

O Céu e a Terra passaram? Estão os Dez Mandamentos em vigor? Segundo Jesus Cristo, sim.

A justiça dos escribas e fariseus

Mateus 5:20 – “Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”

Como era a justiça dos fariseus? Era uma justiça baseada apenas em atos exteriores. Eram cumpridores da lei, mas, em pensamentos e intenções, eram impuros e duros de coração. Por essa razão, Jesus os comparou com os sepulcros caiados. Mateus 23:27-28 – “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos, e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.”

Jesus disse aos escribas e fariseus: “Quem os vê pensa que são pessoas íntegras e honestas. Mas Eu os conheço por dentro. Parecem sepulcros caiados: exteriormente justos e interiormente cheios de hipocrisia e maldade.” Por isso, se a nossa justiça for igual à dos fariseus, jamais entraremos no reino de Deus.

Mateus 5:27-28 – “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já cometeu adultério com ela.”

Adultério, de acordo com o pensamento mundano moderno, se configura quando uma mulher casada é flagrada no ato sexual com um homem que não é seu marido (no caso do homem, a sociedade patriarcal talvez já nem considere adultério). Mas isso é justiça dos escribas e fariseus. Isso é ato exterior. Para Deus, o adultério engloba muito mais do que isso. É algo que já ocorreu antes disso. O pecado começa na mente. Depois é que ele se exterioriza e se torna visível através do ato.

Por isso, ao afirmar que a nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus, Jesus quis ensinar que a Lei de Deus alcança os pensamentos e intenções do coração. Na verdade, Ele quis deslocar a nossa atenção para os princípios que estão por trás de cada mandamento.

1º Princípio: Lealdade

“Não terás outros deuses”. É preciso ser leal a Deus. Nada pode ocupar o Seu lugar em nossa vida. O que consome maior espaço em nossa mente passa a representar um deus. Esse pode ser o dinheiro, o poder, a fama, o trabalho, o casamento, o namoro, a cultura, o lazer... Qualquer coisa que ocupe o primeiro lugar em nossa vida quebra o princípio da lealdade.

2º Princípio: Adoração

“Não adorarás imagem”. Existem religiões que pregam exatamente o contrário. Aliás, uma determinada religião até excluiu esse mandamento. Mas, além de não fazer imagens, o mandamento ordena: “Não te encurvarás a elas”. Significa que não se deve ajoelhar diante de uma imagem. Só Deus é digno de adoração. O homem tem a tendência de transferir para objetos a sua crença; sua fé. Embora faça isso de boa fé, a prática é recriminada por Deus – é abominável aos Seus olhos.

3º Princípio: Reverência

“Não tomarás o nome de Deus em vão”. Deus é digno de todo o respeito. Deve haver muito cuidado ao se mencionar o Seu santo nome.

Há tempos atrás, uma conhecida apresentadora de televisão entrevistava uma moça que havia feito um filme pornográfico. Em determinado momento, ela perguntou à garota: “Por que o seu filme fez tanto sucesso?” “Ah, porque Deus tem abençoado muito o meu trabalho”, respondeu a garota. Pois é... isso é usar o nome de Deus em vão. Essa garota, digna de pena, não tem a menor noção sobre quem seja Deus. Se ela O conhecesse, jamais teria proferido tamanho disparate.

4º Princípio: Santidade

“Lembra-te do sábado, para o santificar”. Esse mandamento, dada a sua importância, será objeto de estudo futuro e individualizado. A série irá abordar em breve o assunto.

5º Princípio: Respeito à autoridade

“Honra a teu pai e a tua mãe”. Deus é sábio. Crianças e jovens que não respeitam seus pais, jamais respeitarão a Deus. Criança que não respeita os pais em casa; não respeita o professor na sala de aula; não respeita o diretor, quando se tornar adulta não respeitará o Delegado; não respeitará a Deus.

Por quê? Porque não formou o conceito de autoridade. Esse é o problema dos jovens na educação moderna. Não têm o conceito de autoridade.

6º Princípio: Respeito à vida

“Não matarás”. Esse princípio é simples. É não matar e ponto. Isso inclui o aborto e tudo o mais. Esse mandamento não tem atenuante.

7º Princípio: Fidelidade

“Não adulterarás”. Jesus ampliou esse mandamento, estendendo-o até o ponto de alcançar os pensamentos e intenções do coração. O “olhar com intenção impura” é pecado.. Mateus 18:9 – “E se o teu olho te escandalizar, arranca-o”. Se você não quer comprar na loja de Satanás, não fique espiando em sua vitrine.

8º Princípio: Honestidade

“Não furtarás”. Esse mandamento dispensa comentários.

9º Princípio: Veracidade

“Não prestarás falso testemunho”. Não faltar com a verdade.

10º Princípio: Contentamento

“Não cobiçarás”. Não desejar o que não nos pertence. A mesma igreja que excluiu o segundo mandamento dividiu o décimo em duas partes: não cobiçar a mulher do próximo e não cobiçar as coisas alheias.

Há uma diferença entre inveja e cobiça. Cobiçar é desejar o que o outro tem. Invejar é não querer que o outro tenha. A inveja é pior do que a cobiça. Enquanto na cobiça se deseja ter o carro do vizinho, na inveja, risca-se o carro dele.

Os dois princípios fundamentais que embasam a Lei de Deus

Mateus 22:36-40 – “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.”

A pergunta capciosa fora formulada pelos fariseus: “Mestre, qual é o grande mandamento?” A resposta de Jesus resume os Mandamentos em dois princípios fundamentais: o amor a Deus e o amor ao próximo. Quando se observam os quatro primeiros mandamentos, vê-se regulada a relação do homem com Deus (relação vertical); o amor a Deus.

1) Não terás outros deuses diante de Mim.

2) Não adorarás imagens.

3) Não usarás o nome de Deus em vão.

4) Lembra-te do sábado, para o santificar.

Os seis últimos mandamentos, por sua vez, retratam a relação do homem com o homem (relação horizontal); o amor ao próximo.

5) Honra a teu pai e a tua mãe.

6) Não matarás.

7) Não adulterarás.

8) Não furtarás.

9) Não dirás falso testemunho.

10) Não cobiçarás.

Portanto, o que Jesus fez foi apontar os dois princípios básicos dos quais “depende toda a lei”: o amor a Deus e o amor ao próximo. Resta claro que o elemento comum entre eles é o amor.

Ao assim agir, Jesus não aboliu nem modificou a Lei de Deus. Ao contrário, Ele próprio assegurou que “nem um jota ou um til se omitirá da lei”, até que o Céu e a Terra passem. Jesus apenas resumiu os Dez Mandamentos, com o propósito de definir nossos deveres para com Deus (mandamentos 1 a 4) e nossos deveres para com nossos semelhantes (mandamentos 5 a 10).

A lei não salva

Não se pode cometer o equívoco de imaginar que a salvação possa ser obtida através da observância da lei. Isso é salvação pelas obras, expressamente repudiada na Palavra de Deus.

A obediência não é o meio de salvação. O que salva é a fé em Jesus. Efésios 2:8-9 – “Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé – e isto não vem de vós, é dom de Deus – não das obras, para que ninguém se glorie.”

Então, surge a pergunta inevitável: Se a salvação é alcançada por meio da fé, e não das obras, porque é preciso guardar os Mandamentos? Parece haver, aqui, uma aparente incoerência. Mas não há.

Uma das confusões mais comuns é o erro de não se fazer distinção entre o que é preciso fazer para ser moral e o que é preciso fazer para ser salvo.

A função da lei

Romanos 7:7 – Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão por intermédio da lei”.

Esse verso deixa claro que a função da Lei de Deus não é salvar; é apontar o pecado. Não fosse a lei e não saberíamos o que é pecado. I João 3:4: “Todo aquele que comete pecado, também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”. Violar o Código Penal é crime. Violar o Código de Trânsito é infração. Violar a Lei de Deus é pecado.

A primeira função da lei é de natureza jurídica: prevenir transgressões. A segunda é teológica: definir o que é pecado. Romanos 3:20 – “Pela lei vem o conhecimento do pecado”.

O espelho divino

Tiago 1:23 – “Se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla no espelho o seu rosto natural e, depois de se contemplar a si mesmo, vai-se e logo se esquece de como era.”

Nesse contexto, a lei funciona como um espelho, revelando-nos como realmente somos. O espelho revela nossas manchas e imperfeições, mas é incapaz de removê-las. Assim é a lei de Deus. Revela nossos problemas, diz-nos que somos pecadores, mas não pode fazer nenhuma mudança. Realiza um papel importante – o de revelar o pecado – mas não pode remediar a situação.

A lei não limpa o pecado; só mostra. Quando vejo, através do espelho, que meu rosto está sujo, busco a água para lavá-lo. A água é Cristo Jesus. Portanto, a função da lei é me conduzir para Jesus.

Romanos 10:4 – “O fim [finalidade última, alvo] da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.”

A lei nos conduz a Cristo, para sermos salvos. Isso é justificação. E Cristo nos envia à lei, para sermos transformados. Isso é santificação. Pela lei, o pecador é instruído a buscar a salvação fora da lei, em Cristo (Romanos 3:21). A lei nunca foi o meio pelo qual se obtém a salvação.

A salvação pela fé não anula a lei

Romanos 3:31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes confirmamos a lei.” A graça não significa licença para desobedecer. A graça não anula o livre-arbítrio. Deus não força as pessoas a obterem a salvação. Mas, a obediência é a evidência de que a fé operou para a salvação. João 14:15 – “Se me amais, guardareis os meus mandamentos..”

Não guardamos a lei para nos salvar. Nós a guardamos porque estamos salvos. A obediência é a demonstração do verdadeiro amor a Deus. Ela não compra as bênçãos, como se Deus fosse obrigado a dá-las; a obediência, ao contrário, cria um ambiente onde a bênção da fé pode se manifestar.

Obediência e Liberdade

Tiago 2:12 – “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade”.

Custa-nos crer que, enquanto a autoridade civil reconhece que a obediência à lei significa liberdade, ainda haja quem ensine que obedecer à Lei de Deus seja escravidão. Pensemos um pouco:

Quem é escravo – aquele que não pode viver sem drogas ou quem não as usa? Quem é livre – aquele que obedece às leis do País ou o que as transgride? Que liberdade há para o criminoso? Aquele que transgride a lei será preso – perderá sua liberdade. O cidadão que obedece às leis é um homem livre. Por isso, Tiago chama os Dez Mandamentos de “lei da liberdade”.

No encontro com a mulher apanhada em flagrante adultério, Jesus lhe disse:– “Nem eu também te condeno. Vai, e não peques mais” (João 8:11).

Essa mulher, apanhada em adultério, foi salva pela lei ou pela graça? Pela lei dos judeus ela deveria ser apedrejada até à morte. Pela lei ela estava condenada. Portanto, ela foi salva pela graça. Mas, uma vez salva pela graça, qual a instrução que ela recebeu de Jesus? “Não peques mais!”

Como cristãos cremos que fomos salvos na cruz, ao aceitar o sacrifício de Jesus Cristo. Seu discurso é o mesmo hoje, Jesus diz: - “Não peques mais”.

Texto da Jornalista Graciela Érika Rodrigues, inspirado em palestra do advogado Mauro Braga.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TV Novo Tempo em Campo Grande

TV Novo Tempo em Campo Grande
Canal 41